"Acidentes relacionados com a utilização de energia elétrica causaram em 2011 a morte de, pelo menos, 20 pessoas e ferimentos em quase 50, situações que ocorreram principalmente em habitações, estimou hoje o diretor-geral da Certiel.
A Associação Certificadora de Instalações Elétricas (Certiel) analisou as situações de acidentes de origem elétrica noticiados e as ocorrências registadas durante o ano passado e encontrou relato de 205 vítimas, ou seja, mais de 17 casos por mês.
"Temos feito o estudo do que aparece nos jornais sobre acidentes elétricos e, em 2011, morreram 20 pessoas devido a acidentes identificados como elétricos, duas delas crianças, e (os acidentes provocaram) 50 feridos, além de 138 desalojados", explicou à agência Lusa Carlos Ferreira Botelho.
Do total de 123 ocorrências registadas, muitas delas incêndios, quase 40 foram responsáveis por mortos ou feridos.
Dos 47 feridos contabilizados, 12 apresentaram queimaduras graves e a maioria dos restantes resultaram de quedas e intoxicações.
Há ainda a referir "os eventuais postos de trabalho em risco", refere o estudo da Certiel, acrescentando que, quando ocorrem em instalações agrícolas, os acidentes também provocam a morte dos animais que aí se encontram.
A maior parte dos acidentes são provocados por curto-circuitos, mas a Certiel refere que o contacto direto, ou falhas de isolamento, "têm resultados, geralmente, mais gravosos em termos de danos pessoais".
Metade dos acidentes registados ocorreu em habitações (apartamentos e moradias) e mais de 30 por cento em locais que recebem público, como estabelecimentos ou serviços públicos.
Além dos danos pessoais, os acidentes relacionados com a utilização de eletricidade também provocam prejuízos materiais. Em 2011, do total de 103 casos de incêndio, 17 resultaram na destruição total de habitações e 34 destruíram parte de casas.
Entre os principais problemas que devem preocupar os portugueses, o responsável da Certiel apontou as casas antigas, nomeadamente aquelas construídas antes de 2006, quando foram alteradas as regras exigidas nas instalações elétricas.
Nos casos em que ainda não foram remodeladas, estas habitações têm sistemas elétricos que podem ser perigosos, com a ausência de ligação à terra e de proteções diferenciais nos quadros de entrada.
Este é "um elemento essencial pois se uma pessoa apanhar um choque elétrico, o disjuntor deteta e desliga antes que a pessoa sofra acidente grave", realçou Carlos Ferreira Botelho.
A Certiel está a desenvolver uma campanha para alertar a população para os perigos das instalações elétricas desadequadas, em termos de segurança, mas também para as perdas de energia que originam."
Com Lusa
DEVEMOS PORTANTO TER CUIDADOS ESPECIFICOS COM A ELETRICIDADE!
Tais como:
- NÃO deves ligar muitos aparelhos elétricos à mesma tomada;
- NÃO deves desligar as fichas das tomadas puxando pelos fios;
- NÃO deves utilizar um aparelho elétrico com fio de ligação em mau estado;
- NÃO deves tocar com os dedos ou objetos metálicos nas tomadas elétricas;
- NÃO deves substituis uma lâmpada fundida ou reparar qualquer aparelho elétrico ligado à corrente;
- NÃO deves tocar nos interruptores nem ligar aparelhos elétricos com as mãos molhadas;
- NÃO deves deitar água em ferros de engomar, chaleiras ou cafetarias elétricas quando ligadas à corrente;
- NÃO deves usar qualquer aparelho elétrico sem antes ler cuidadosamente as instruções de funcionamento;
- NÃO deves subir a postes elétricos;
Sem comentários:
Enviar um comentário